Curiosidades

Coverdale: "expulsamos o ACDC do palco em 74"

"O Deep Purple foi para a Austrália em 1974 para um show... sim, UM show! Foi no Festival de Sunbury do lado de fora de Melbourne, no ápice do verão australiano, e chegamos lá na mais violenta tempestade de verão - curiosamente havíamos acabado de lançar o ‘Stormbringer’!. Os promotores do evento decidiram bravamente seguir adiante com o festival, mas era uma dificuldade imensa: o vento uivava, era congelante e promovia um verdadeiro banho de lama. Toda a platéia estava em um lamaçal. Eles se cobriam com capas plásticas e pareciam uma imensa convenção de camisinhas!"

“Após uma menos que satisfatória apresentação, deixamos o palco e fomos para nossos carros. De repente, ouvimos uma música vinda do palco. Aparentemente, uma jovem banda australiana subira ao palco, plugaram (seus instrumentos) em nossos equipamentos e começaram a tocar! Bem, foi o inferno... nossos roadies brigaram com a banda para tirar deles nosso equipamento e fazê-los descer do palco. Caos e traquinagens sucederam-se!".

“Aqueles bravos rapazes eram ninguém menos que o AC/DC! Eu fiquei bobo quando os ouvi, achei-os muito bons! E é assim que me lembro deste episódio. Trabalhei com eles e conheci aqueles rapazes anos mais tarde e nós lembramos deste fato entre um drinque e outro. Uma lembrança muito engraçada! Mas eles nunca foram expulsos de uma turnê com o DEEP PURPLE, só aconteceu em um único show!”


A a idéia do uniforme de Angus

Nos primeiros dias, o AC/DC era realmente um negócio de família. Foi a irmã de Angus e Malcolm que teve a idéia do uniforme escolar de Angus. “Ela sempre dizia 'Angus chega correndo em casa, pega sua guitarra e sai pela porta, ainda com a roupa da escola' ou eu sempre estava em casa trancado no meu quarto martelando a guitarra”, disse o guitarrista. "Minha irmã sempre se recordava de me ver usando o uniforme escolar quando estava com a guitarra. Ela disse: 'porque não mantém o uniforme? Desta forma, as pessoas terão algo para olhar'".

Canção ajudou soldado de "Falcão Negro em Perigo"

O vocalista do AC/DC, Brian Johnson, contou uma história incrível sobre um prisioneiro de guerra americano que foi encontrado graças à música `Hell`s Bells`.

Conversando com o motortrend.com, Johnson disse como o soldado Michael Durant pediu permissão para usar a letra da música em seu livro. Ele é o piloto que foi abatido na Somália e posteriormente, tomado como referência para o livro "Falcão Negro em Perigo" ('Black Hawk Down').

Brian explica: "Eu disse para ele: 'Claro, mas como isso aconteceu?' 'Brian eles me jogaram na prisão, minhas pernas estavam quebradas e eles ficavam abrindo a porta e atirando. Aquilo foi horrível. Eu pensei: vou morrer. Meus companheiros do esquadrão de helicópteros prenderam enormes alto-falantes no helicóptero e voaram pela cidade, tocando Bambababam! ['Hells Bells']. Eles sabiam que era a minha música preferida. Eu me arrastei até a janela, tirei a camisa e a sacudi para o lado de fora. Foi assim que me encontraram.' Eu ainda tenho calafrios quando me lembro'", explica Johnson.

Brian Johnson foi convidado recentemente para o show de rádio de Howard Stern. Durante o programa, um ouvinte ligou para dizer que seu batalhão tocava "Highway To Hell" antes de uma missão perigosa.

Johnson também disse que ficou sabendo que a CIA usava ‘Back In Black’ como uma arma secreta. "Alguém me disse que a CIA tinha 'AC/DC' em seu arsenal. Quando pegaram o Noriega do lado de fora do prédio, eles tocaram ‘Back In Black’ até deixá-lo louco. No deserto, durante os combates, a tropa também tocava ‘Back In Black’ nos auto-falantes".

Suicide Solution", do Ozzy, foi feita para Bon Scott

A música "Suicide Solution" de OZZY OSBOURNE não fala sobre suicídio, ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam; na realidade, sua letra trata sobre alcoolismo e foi escrita por Ozzy quando o vocalista do AC/DC, Bon Scott, morreu de coma alcóolico. A palavra "solution" do título é "solução" no sentido de "mistura" e não no sentido de "resposta". A tradução correta seria "mistura suicida" se referindo ao álcool.

O ataque com uma faca de Geezer Butler a Malcom Young

Em 1977, depois um show em Helsinki (Finlândia) e de uma bebedeira generalizada no backstage, Geezer Butler (Black Sabbath) ameaçou Malcom Young (AC/DC) com uma faca automática, após uma briga fenomenal. Apesar das desculpas de Malcolm e da intermediação de Ozzy, o AC/DC teve de regressar a Londres (Inglaterra), deixando de ser a banda de abertura.

A música “The Jack” se refere a doenças venéreas

O título da canção The Jack do AC/DC é uma expressão australiana usada para designar doença venérea (assim como The Clap é o equivalente em algumas regiões dos EUA). Ao que tudo indica, a banda se inspirou nos seus primórdios, quando seus integrantes costumavam dividir as mesmas mulheres, e conseqüentemente, quando alguém contraía uma doença venérea, todos se contaminavam.

A carreira de Bon Scott antes do ACDC

Antes do AC/DC, Bon Scott atuou em três bandas que não obtiveram êxito algum: The Spektors entre 1965 e 1966, The Valentines entre 1967 e 1970 e Fraternity entre 1971 e 1973. Ao que consta cantando neste último Bon teria dividido o palco em 1971 com George Young, irmão mais velho de Angus e Malcolm, na época guitarrista da The Marcus Rook Roll Band.

A mulher que virou tema de “Whole Lotta Rosie”, do ACDC

A Rosie da faixa "Whole Lotta Rosie" do AC/DC existiu na vida real. Tratava-se de uma mulher natural da Tasmânia, possuidora das dimensões descritas na música, que Bon Scott conheceu (e com o qual passou uma noite) em Melbourne, Austrália... e anos depois por ocasião de uma apresentação da banda naquele país Bon reencontrou a tal mulher, que todavia havia feito um regime bravíssimo, e perdido boa parte de sua "robustez"... Bon comentou com os caras da banda que ficara extremamente decepcionado...